Kodak Gold 200 vs Fuji C200 with a classic twist

When we decided to buy these two films the initial idea would be to compare them.

Two films with similar characteristics and monetarily accessible.

The reason these two have left the box is related to an invitation to participate in a classic car race at the Lisbon racetrack.
I took a Renault 4L without major revision, so the probability of standing in the middle of the track was big.

I used these films to document the environment around the racetrack.
Our race was not the only one. The racetrack was open to anyone who wanted to take their cars, whatever it was.

Returning back to the films, the first step was to figure out the ideal conditions to use.
According to its manufacturers, the Kodak Gold 200 is a low speed film that offers a good combination of color saturation, graininess and sharpness. They present the best results when used in general daylight conditions or with electronic flash. They also work well in tungsten light. The Fuji C200 is also a flexible roll and easy to use. Equally good under general daylight conditions, it features enhanced color reproduction, clarity, and smooth, fine grain that allow you to capture natural-looking images in mixed daylight conditions.

On this day, the weather was not very good. Rained!  and the day was quite cloudy.

In Kodak Gold, colors change between blues and yellows. Sometimes I have magentas. Being a roll made for a daylight temperature of 5500K, it makes sense that the photos are a bit bluish because the color temperature on that day should be higher than the daylight we know.
I wasn’t very pleased with the details and I have some grain visible in the pictures.

Quando decidimos comprar estes dois rolos a ideia inicial seria compara-los.

Dois rolos de características semelhantes e monetariamente acessíveis. Os verdadeiros rolos para os grandes consumidores de fotografia analógica.

O motivo para estes dois terem saído da caixa está relacionado com um convite para participar numa corrida de carros clássicos no autódromo de Lisboa.
Levei um Renault 4L sem grande revisão, por isso a probabilidade de ficar parada no meio da pista era grande.

Usei esses dois rolos para documentar um pouco o ambiente vivido dentro do autódromo, tanto na pista como fora dela.
A nossa corrida não era a única. O autódromo estava aberto a que quisesse levar o seu carros, seja ela qual fosse.

Voltando novamente aos rolos, o primeiro passo foi perceber quais as condições ideais para serem usados.
Segundo os seus fabricantes, o Kodak Gold 200 é um rolo de baixa velocidade que oferece um boa combinação de saturação de cores, granulação e nitidez. Apresentam os melhores resultados quando usados em condições gerais de luz do dia ou com Flash electrónico. Também funcionam bem em luz de tungsténio. O Fuji C200 é também um rolo flexível e fácil de usar. Igualmente bom em condições gerais de luz de dia, apresenta um reprodução aprimorada de cores, clareza e granulação fina e suave que permitem capturar imagens de aparência natural em condições de luz do dia mistas.

Neste dia, as condições meteorológicas não eram muito boas. Choveu! e o dia estava bastante nublado.
Penso que estas condições meteorológicas possam ter influenciado e muito o resultado final das fotografias.

No Kodak Gold, as cores variam muito entre os azuis e amarelos. Por vezes tenho alguns magentas. Sendo um rolo fabricado para um temperatura daylight de 5500K, faz todo o sentido que as fotos sejam um pouco azuladas, pois a temperatura de cor naquele dia deveria de ser superior ao daylight que conhecemos.
Não fiquei muito satisfeita com o detalhes e tenho algum grão visível nas imagens.

Kodak Gold 200

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Regarding the Fuji C200, I have almost the same results except the details. I think Fuji is better at this point. I can also identify less grain than in Kodak Gold.

Em relação ao Fuji C200, tenho quase os mesmos resultados excepto o detalhes. Penso que neste ponto o Fuji é melhor. Consigo também identificar menos grão do que no Kodak Gold.

Fuji C200

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While arranging my thoughts for this post, I discovered that the develop process has a significant impact on the color film result. For example, if chemistry is heavily used at the time your film is developed, it may impact the grain results and detail of your film. Therefore, it is important to trust where we develop it.

Enquanto arrumava as minhas ideias sobre este post, descobri que a revelação tem um impacto significativo no resultado de rolos a cores. Por exemplo, se a química estiver muito usada na altura de o teu rolo ser revelado, isso poderá ter impacto nos resultados de grão e detalhe do teu rolo. Portanto, é importante confiarmos no local onde revelamos.


Twin Brothers . Sara Martins

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