Kodak Ultramax 400

Tenho usado o Kodak Ultramax 400 como o principal rolo a cores. Facilmente o consigo comprar e normalmente é vendido em pack’s e com promoções. Fica confortavelmente a bom preço.

Desta vez, o Ultramax ficou mais tempo dentro da maquina e acabei por usar em diversos ambientes diferentes com temperaturas de cor diferentes.

Tipos de iluminação diferentes geram cores diferentes. A isso damos o nome de temperatura de cor, usada como medida na escala Kelvin. Enquanto que o nosso cérebro faz o ajuste das cores para os diferentes ambientes, o filme não. As marcas tem disponíveis no mercado diferentes rolos que se adaptam as estes diferentes ambiente. É só comprar o adequado ao ambiente que vamos fotografar.

A unidade considerada padrão são os 5500k (medida padrão para filme fotográfico). Luz dayligh. Luz branca/natural/Sol. Por exemplo a luz do meio dia não tem cor.

Usando um rolo fabricado para ser usado na temperatura de cor padrão, e fotografar num ambiente

Para temperaturas de cor mais baixas, temos os tons considerados quentes. Laranjas/vermelhos/amarelos. 3200k equivalem a uma luz de tungsténio. 1500k equivalem a uma vela acesa.

Para temperaturas de cor mais altas, temos os tons mais frios. Os azuis. 8000k equivalem a um dia nublado.

Como referido anteriormente, o filme fotográfico é feito para fontes de luz especificas e quando usado correctamente o resultado será uma impressão de cores neutras.

Corresponder a sensibilidade do filme à temperatura de cor da fonte de luz é uma maneira de equilibrar a cor.

  • ex:       Filme tungsténio + ambiente fechado + lâmpada incandescente =

As luzes alaranjadas/amareladas das lâmpadas incandescentes aparecerão brancas/neuras na fotografia.

O negativo cor que conhecemos é quase sempre equilibrado para a luz Dayligh, pois supõe-se que a cor poderá ser ajustada na impressão. O mesmo não deverá acontecer com a versão slide. O slide/transparência quando revelada dá de imediato o resultado final. A sua correcção deverá ser feita durante o trabalho fotográfico usando por exemplos filtros de cor.

Deixo um conjunto de imagens do filme Kodak ultramax 400, usado nos diferentes ambientes de luz e sem correcções.

GEAR: Nikon FM2 + 50mm 1.8
Ambiente fechado + luz incandescente + filme dayligh sem correcção

Image 1 (30)

Ambiente fechado + luz incandescente + filme dayligh sem correcção

Image 1 (29)

Ambiente fechado + luz incandescente + Filme Dayligh sem correcção

Image 1 (19)

Ambiente exterior + sombra + Filme Dayligh sem correcçãoimage-1-16.jpg
Ambiente exterior + Filme Dayligh sem correcção
Image 1 (14)
Ambiente exterior + sombra + Filme Dayligh sem correcção
image-1-11.jpg
Ambiente exterior + luz baixa/quase fim do dia + Filme Dayligh sem correcção
Image 1 (6)
Ambiente exterior + sombra + Filme Dayligh sem correcção
Image 1

 


Twin Brothers . Sara Martins

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s